Blog

7 tendências para o mundo pós-coronavírus


7 tendências para o mundo pós-coronavírus

Quais impactos da pandemia do novo coronavírus já foram sentidos por você? Consegue percebê-los claramente?

Desde março, quando a rotina dos brasileiros foi alterada por causa da Covid-19, algumas pesquisas foram realizadas para medir o comportamento e os novos hábitos dos consumidores.

Por exemplo, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) concluiu que os brasileiros aumentaram as suas compras online, passando a utilizar meios digitais de pagamentos. Tudo indica que os consumidores, de modo geral, devem continuar com esses novos hábitos.

O estudo conclui que toda crise gera oportunidades e que, portanto, empresas estruturadas para aproveitar os espaços deixados por quem não tiver fôlego para passar por este momento difícil irão crescer mais rápido.

Segundo a SBCV, as empresas que aproveitarem este momento para intensificar a transformação digital de seus negócios e mudarem suas culturas para se tornarem mais ágeis e flexíveis terão um desempenho ainda melhor.

Tal como as empresas, nós, brasileiros, também fomos afetados individualmente, não é? Passamos a estudar e trabalhar de casa, tendo que conciliar afazeres domésticos e manter hábitos saudáveis.

Mas hoje a BOOM quer tratar das mudanças e tendências, especificamente, nas empresas e escolas, que têm sido enormes.

Se antes escolas e empresas já se preparavam para transformações ligadas à tecnologia, a Covid-19 acelerou esse processo, trazendo novas tendências para o mercado.

As organizações aderiram ao home office e as escolas passaram a transmitir aulas online ao vivo, por exemplo.

Mas afinal, quais mudanças vieram de fato para ficar? Ou seja, que transformações sobreviverão ao mundo pós-pandemia do novo coronavírus?

Tendências do mundo pós-pandemia

Neste momento, muitas tendências têm surgido e se estabelecido: do home office ao ensino a distância, das reuniões aos aniversários em âmbito virtual, das ações solidárias à valorização do comércio de bairro.

Vamos conhecer as principais tendências do mundo pós-pandemia até então?

1. Infotech e conectividade

Quando o “novo normal” de fato chegar, muitos de nós vamos perceber que não precisaremos manter alguns hábitos que tínhamos.

Por exemplo, reuniões presenciais que poderiam ser feitas online ou resolvidas por e-mail passarão a de fato ser agilizadas.

A tecnologia deve estar a serviço da educação e dos negócios, adaptando-se às demandas de cada momento histórico, social e cultural.

Afinal, se é certo que a digitalização do mundo já se apresentava como uma tendência e desafio, agora ela se torna mais do que uma necessidade das organizações- e não mais pelo caráter de inovação, até então buscado, mas como uma resposta às transformações no modo de consumo dos brasileiros.

2. Educação e trabalho online

Os questionamentos e as dúvidas sobre o home office e as aulas virtuais tiveram que ficar para trás.

Sim, a transformação digital foi imposta. A pandemia do novo coronavírus obrigou a todos que se transformassem remotamente.

Naturalmente, quando a pandemia passar, as empresas deverão avaliar:

  • Será necessário o colaborador ir para o escritório todos os dias?
  • Será possível tornar o trabalho híbrido (online e presencial)?
  • É possível flexibilizar os horários dos trabalhadores?

O grande aprendizado pós-pandemia é: quem não fez vai ter de fazer e quem já fez vai ter de incrementar as tão faladas novas tecnologias.

Do ponto de vista da educação a distância, educadores afirmam que não apenas é possível ensinar habilidades e conteúdos aos estudantes remotamente, como tirar lições que podem melhorar a educação presencial no futuro.

Transformação digital: o que é e quais as vantagens para a sua empresa.

3. Mídia digital

Daqui para frente, o uso de veículos online será ainda mais acelerado. As pessoas querem saber o que está acontecendo no mundo.

Assim, redes sociais, sites de jornais, revistas, rádio e televisão vão informar as novidades sobre o mundo.

Nesse contexto, a informação está acima de tudo. Depois, aos poucos, ela vai sendo digerida até ser transformada em conhecimento.

4. Humanização e solidariedade

Não é só impressão sua: muitos de nós estamos percebendo que a pandemia trouxe mais empatia com o outro.

As pessoas passaram a se ajudar mais, e a família passou a ser o alicerce mais importante na vida dos brasileiros. Na ordem, depois da família, os amigos e conhecidos.

Muitos passaram a fazer doações, a ir ao supermercado para os vizinhos, a olhar com compaixão para quem precisa mais.

Essa rede de solidariedade, empatia e humanização deve se manter como tendência no mundo pós-pandemia.

5. Encapsulamento

Por uma questão de conforto, segurança e hábito, muitos de nós vamos querer ficar em casa depois que a pandemia passar. Ficaremos mais encapsulados.

Afinal, nos estruturamos para trabalhar de casa, temos melhor desempenho e conseguimos entregar mais resultado. De quebra, damos atenção à família.

No futuro, a tendência é que possamos escolher entre assistir à aula presencial ou online, ou ir até o escritório.

A perspectiva é de que as pessoas vão economizar tempo de deslocamento e, consequentemente, ter mais qualidade de vida.

6. Novos modelos de negócios

Enquanto, por um lado, muitos negócios vão perder a importância, outros irão se destacar. Por exemplo, as empresas tradicionais não estão garantidas e, por isso, estão precisando se reinventar.

De acordo com especialistas, setores que podem ficar em desvantagem pós-pandemia são: automotivo, turismo e viagem, combustível, construção civil e negócios imobiliários.

Já os que podem levar vantagem são: saúde, medicina, bem-estar, e-commerce, educação a distância, entretenimento digital, energia, logística e agricultura.

Veja 5 dicas para ter um e-commerce de sucesso em 2020.

7. Novos serviços

O comércio local – por vezes, de bairro – passou a oferecer facilidades para os clientes, como o serviço de entrega.

Farmácias que não entenderem a necessidade do delivery, por exemplo, terão problemas – mesmo que seja um grande grupo de varejo.

Gostou das tendências? Concorda com elas? Adaptou-se a todas já?

Se você ainda tem dúvidas sobre transformação digital e inovação, e sente que precisa de uma ajudinha para colocar em prática o processo de transformação digital no seu negócio, conheça nossas soluções focadas em marketing que podem ajudá-lo.

A Boom Marketing Digital oferece soluções que otimizarão os resultados da sua empresa. Entre em contato com a gente e fale ainda hoje com um de nossos consultores.

Caso esteja precisando de uma equipe de marketing, leia sobre por que vale a pena terceirizar esse serviço.

Gostou das dicas? Então acompanhe o nosso Instagram.

Lá também compartilhamos conteúdos que podem ser úteis para você.

Fala pra gente! Como podemos ajudar a transformar o seu negócio?

Agendar uma conversa
1