Blog

Branding: o que é e como fazer uma gestão de marca


Branding: o que é e como fazer uma gestão de marca

Quer tornar a sua marca mais lembrada, desejada e positiva do público?

No contexto atual, de disputa de mercado e elevado movimento de consumo, é importante definir estratégias para ganhar destaque no mercado diante da concorrência.

Por isso, é necessário apostar em ações de marketing, pois elas são capazes de alavancar os seus negócios sem considerar fronteiras geográficas.

Por falar em marketing, saiba aqui o que é e conheça objetivos, tipos e ferramentas

Assim, investir em Branding é sobre buscar uma estratégia coerente, capaz de dar resultados a médio prazo, dando prioridade a ações ligadas à identidade de uma marca, bem como os valores, os propósitos, o posicionamento.

Ilude-se quem pensa que estratégias de marketing, como o Branding, traz necessariamente resultados a curto prazo, imediatos. É fruto de um processo de gestão minucioso.

Que tal conhecer mais sobre essa estratégia para tentar aplicar na sua marca, conquistar de vez novos clientes e se destacar diante dos concorrentes?

O que é Branding

Branding – também chamado de brand management – é a gestão da marca de uma empresa, incluindo estratégias como imagens e ideias associadas à ela – ou seja, representativos de seus produtos e serviços.

Essa gestão inclui planejamentos a médio e longo prazo, bem como a criação e o gerenciamento de uma identidade – sobretudo visual. O objetivo parece simples, mas é complexo de ser atingido: aumentar a percepção da sua marca perante o público.

O Branding é a ideia de que um negócio deve ser planejado, organizado e criado estrategicamente, a fim de que cresça de maneira duradoura, madura e inteligente. O foco deve se voltar para o que é a sua marca e de que maneira ela quer ser reconhecida.

Para entender o que é Branding, é preciso saber também o que é marca. Marca é o que diferencia uma empresa de outras, o que a torna única.

Por isso, uma marca vai além de um nome, uma identidade visual ou um logotipo. Trata-se de um pacote que envolve sentimentos, sensações e experiências que o consumidor tem em relação ao serviço ou produto oferecido por você.

Nesse sentido, a marca nasce na concepção de um produto e se desenvolve rumo a como será promovido em determinado veículo de comunicação.

Saiba o que é comunicação empresarial e para que serve

Antes, é preciso ter bem definidos os valores da sua empresa, ou seja, um propósito que vai ser a responsável por orientar o planejamento.

Como fazer a gestão de uma marca

Para conquistar os corações e as mentes dos consumidores, é preciso tomar um conjunto de ações. Essas ações devem ser tomadas se você já entendeu quem é a sua empresa e quais são seus valores e propósitos.

Uma vez definida a identidade da sua marca, é preciso pensar em como é possível comunicar essa identidade e esses princípios.

Se o objetivo é dar mais destaque para o seu negócio, tornando-o mais conhecido no mercado, a sua estratégia de Branding deve assegurar que será possível promover a sua marca rumo ao sucesso.

Por isso, para fazer uma gestão de marca, será necessário, primeiramente, criar uma plataforma de marca. Compile informações como o propósito. Busque responder estas perguntas:

  • Por que seu negócio foi criado? Para que ele serve?

Retorne ao momento em que a sua marca foi criada e faça um brainstorming, buscando avaliar o que você buscava transformar ao criar a sua empresa.

Não tem um propósito muito claro da sua marca? Não entende ainda? Faça o exercício de escutar a opinião dos colaboradores e consumidores sobre o seu serviço ou produto, buscando entender por que elas se conectaram ao que você oferece, por que elas acreditam nisso.

Uma vez definido o propósito, o segundo passo é: defina a sua promessa como empresa. Afinal, o que você se compromete a fazer na prática para que o seu propósito seja colocado em prática?

Enquanto o propósito é interno, fundamentando a estrutura da empresa, a promessa é o que a sua marca comunica – ou seja, como ela se manifesta publicamente.

Na plataforma de marca, os atributos vêm em 3º lugar: dizem respeito às características específicas e únicas da sua marca. Os atributos revela o seu diferencial em relação aos concorrentes.

É nesta etapa que você define valores basilares, determinando como seus colaboradores trabalham e de que maneira você comunica seu propósito.

Os atributos de marca contribuem para humanizar uma marca, alinhando expectativas com base no propósito e na promessa.

Por fim, eis o posicionamento: aquela etapa em que você coloca na mesa os seus objetivos como empresa, bem como o valor do seu serviço e ou produto entregue ao público.

Para se posicionar, é necessário conhecer e analisar o mercado, buscando saber o que seus consumidores querem, quais são suas principais necessidades.

Compreendendo esse consumidor, é possível alinhar as expectativas e oferecer um produto relevante.

Como criar uma identidade forte

Estabelecer uma identidade é importante para gerar identificação no público. No Branding, ganha protagonismo a identidade visual, que representa a sua marca, ajudando a criar uma conexão com o consumidor.

Essa conexão se dá por imagens, fontes e/ou cores, o que, com uma boa estratégia de comunicação, gera associação imediata na mente do público consumidor.

Mas para além da questão visual, criar uma identidade forte requer, em primeiro lugar, definir nome e logotipo – o que, provavelmente, sua marca já possui.

E mais:

  • Slogan
    Além do logotipo, é importante pensar no slogan. Afinal, na prática, é como as marcas são lembradas. Trata-se de uma espécie de assinatura de campanha, sendo associados a uma marca por muito tempo, quando bem elaborados. Os slogans podem ser modificados com o tempo, adequando-se ao posicionamento estratégico, de acordo com momentos específicos.
  • Paleta de cores
    Ao definir as cores de uma marca, a fim de deixar a identidade mais atrativa, é possível comunicar o propósito da sua empresa. Ao pensar sobre as cores, a reflexão deve girar em torno da seguinte questão: como essas cores comunicam os atributos da minha marca?
  • Tipografia
    Além das cores e do slogan, a escolha das fontes também passa uma mensagem, dando uma identidade visual ainda mais coesa. O objetivo final é comunicar estrategicamente, via pontos de contato como a tipografia, sua marca
  • Tom de voz
    Qual é a linguagem da marca: formal ou informal? Adeque o tom de voz da sua marca ao seu público. Por isso, uma dica é pesquisar os temas usados pelo seu público, adotando as que combinam com a sua marca. Linguagem é uma forma de conexão muito forte.

Em suma, o Branding é sobre determinar uma unidade visual – e também de estilo. Também é sobre comunicar seu propósito, sua promessa e seus atributos nos canais estratégicos para o crescimento da sua organização.

Não esqueça que uma boa estratégia de Branding é um passo fundamental para marcas que desejam se tornar líderes de mercado, competindo em nível de igualdade com concorrentes de todo tipo. Propostas únicas chamam atenção, mas de nada adianta se elas não forem bem comunicadas.

E você, como tem comunicado os valores da sua empresa? Será que tem alcançado sucesso em tornar sua marca única, poderosa, incrível e imbatível? Com Branding, você transforma a sua marca, conquista os clientes e ganha o mercado.

A Boom Marketing Digital oferece soluções que otimizarão os resultados da sua empresa. Entre em contato com a gente e fale ainda hoje com um de nossos consultores.

Caso esteja precisando de uma equipe de marketing, leia sobre por que vale a pena terceirizar esse serviço.

Gostou das dicas? Então acompanhe o nosso Instagram.

Lá também compartilhamos conteúdos que podem ser úteis para você.

Fala pra gente! Como podemos ajudar a transformar o seu negócio?

Agendar uma conversa
1