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Cresce investimento das marcas nas redes sociais em 2021


Cresce investimento das marcas nas redes sociais em 2021

Você acredita nas campanhas pagas como estratégia de marketing digital? 

Afinal, será que vale a pena investir em tráfego pago?

Algumas marcas podem ser céticas quando o assunto é o investimento em campanhas pagas. 

Mas ao mesmo tempo, são as que também ficam frustradas quando têm o trabalho de criar um site que não recebe os acessos esperados. 

É aí que entra o tráfego pago, que pode ajudar a evitar esse problema, tornando-se um aliado.

Para quem é indicado o tráfego pago?

Especialmente para negócios em fase de consolidação, mas também para quem quer aumentar visitas no site. 

Vamos conversar hoje sobre investimento das marcas nas redes sociais e por que vale a pena considerar o tráfego pago nas suas estratégias de marketing digital. 

E já damos a dica: entre 2020 e 2021, cresceu em 60% o investimento de marcas nas redes sociais. Entre as redes que mais se destacaram, estão Instagram e Facebook. Os dados são de relatório da Socialbakers.

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Vamos entender então por que tantas marcas estão fazendo esse investimento em campanhas pagas?

O que é mídia paga e o que é mídia própria

No marketing digital, há dois conceitos: mídia paga e mídia própria.

Mídia paga é qualquer forma de investimento realizado para veicular conteúdo publicitário em um espaço, a fim de atingir um público-alvo. 

Há mídia paga tanto no mundo offline (outdoors, comerciais de rádio, anúncios na TV, em revistas e jornais), quanto no mundo online. 

Mas normalmente o conceito “mídia paga” se refere às ações realizadas nas mídias digitais, como links patrocinados, anúncios em redes sociais e divulgação de banners.

Uma pesquisa da PwC mostrou, por exemplo, que no Brasil a publicidade digital deve se igualar à publicidade tradicional até 2023. 

Há diversas ações, formatos e canais de marketing possíveis quando o assunto é mídia paga. 

O objetivo, em resumo, é aumentar a visibilidade da marca, gerando tráfego e expandindo o alcance para atingir novas audiências e fidelizar os consumidores frequentes.

Já a mídia própria diz respeito a todo canal que é propriedade da própria marca, como site, blog e redes sociais.

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Assim, a sua empresa tem total controle da mídia, podendo promover os conteúdos desejados a qualquer momento. É óbvio que precisa haver estratégia, certo?

Por exemplo, esses conteúdos podem – e devem – ser impulsionados por estratégias de SEO. 

Dessa forma, seus conteúdos serão mais impulsionados e será possível aumentar o seu tráfego orgânico.

Investimento das marcas nas redes sociais: vale a pena?

No contexto das mídias próprias, há diversas formas de fazer investimento para divulgar a marca, como é o caso de ferramentas disponibilizadas para uso nas redes sociais.

Vamos dar alguns exemplos:

– Instagram

Com o Instagram Empresas, é muito simples anunciar no Instagram. Os conteúdos podem ser divulgados em pelo menos 4 formatos disponibilizados pela plataforma: imagem, vídeo, coleção e carrossel.

Em 2020, o relatório The Global State of Digital, da Hootsuite, revelou que o Instagram tem audiência de quase um bilhão de pessoas: dessas, 92% seguem marcas, clicam em anúncios e realizam compras pelo aplicativo.

Ou seja, um baita negócio, não é?!

– Facebook Ads

É possível veicular anúncios no Facebook, Instagram e Messenger, por exemplo, com o Facebook Ads

A audiência também é muito alta nessas redes sociais. Segundo o Facebook for Business, somadas as redes sociais citadas acima, a audiência gira em torno de 2,1 bilhões de pessoas para os anunciantes.

Isso explica parte do aumento do investimento das marcas nas redes sociais, como mostram os dados da Socialbakers: em 2021, cresceu 60% o investimento de marcas em redes como Instagram e Facebook.

A Socialbakers é reconhecida por fazer análise de performance corporativa nas mídias sociais. 

No primeiro semestre de 2021, a instituição realizou um levantamento das principais tendências da área, analisando dados relacionados à experiência do cliente e ao posicionamento das marcas durante a pandemia.

O estudo aponta crescimento exponencial no investimento em anúncios nas redes sociais, com destaque especial para Instagram e Facebook. 

Tráfego pago: o que é a quais são as vantagens

Quando o assunto é redes sociais, o crescimento foi de 60% na comparação com os números de 2020, ano que já havia registrado alta.

Já em relação à publicidade paga, houve crescimento de 30%. 

Segundo análise do levantamento da Socialbakers, o investimento das marcas nas redes sociais impressiona, pois dispararam, sobretudo em setores específicos.

Por exemplo, os ramos da indústria de bebidas alcoolicas e do setor automotivo se destacaram em investimento nas redes sociais: tiveram crescimento, respectivamente, de 81% e 102%.

Como a marca pode ter boa presença nas redes sociais

Já que estamos falando de mídia paga e redes sociais, é importante explicar um detalhe fundamental: a mídia paga não tem o mesmo efeito que postagens orgânicas em redes sociais.

O alcance orgânico por si só, sem investimentos em mídia paga, pode ser muito baixo. É só navegar em alguns perfis das redes sociais para perceber isso.

São os posts patrocinados que podem trazer nova audiência à sua página. E mais: são eles que chegam a públicos segmentados.

Porém, também é necessário destacar que a mídia paga é parte das estratégias de marketing, mas não é o suficiente. 

É preciso uni-la ao SEO para conquistar autoridade, gerar tráfego consistente e atrair os melhores leads.

A fim de trazer resultados rápidos e fazer lançamentos pontuais, os anúncios podem ser uma boa pedida. 

Mas não esqueça: o conteúdo relevante é insubstituível no marketing digital. 

Isso porque estar bem posicionado no Google sem pagar nada, somente por tráfego orgânico, é um grande mérito.

Voltando às redes sociais: durante a pandemia, o Instagram ganhou muita relevância na comparação com o Facebook, de acordo com a Socialbakers. 

A popularidade do Instagram é 34,7% maior do que o Facebook.

Ou seja, hoje é possível dizer que  a liderança das redes sociais é, sem dúvidas, do Instagram, que saiu fortalecido de 2020.

Por isso, é importante desenvolver estratégias específicas para cada rede social.

Por exemplo, no Facebook, a interação dos usuários se relaciona com conteúdo mais informativo. Já no Instagram, a aposta para atrair visibilidade e notoriedade, em meio à concorrência, é ousar na criatividade. 

No Instagram, também são recomendadas estratégias para estimular engajamento e aumentar o reconhecimento da marca, o que agrega valor à marca. 

Já o Facebook é o espaço ideal para a conversão de leads, pela própria natureza da rede social.

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Para fazer bom investimento das marcas nas redes sociais, é preciso ter estratégia. E essa é a expertise da BOOM.

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Caso esteja precisando de uma equipe de marketing, leia sobre por que vale a pena terceirizar esse serviço.

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