Blog

Instagram: Estratégias, Métricas de vaidade, Alcance e Engajamento


Instagram: Estratégias, Métricas de vaidade, Alcance e Engajamento

Métricas de vaidade, alcance e engajamento no Instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais importantes para dar visibilidade às marcas e criar um canal de comunicação com os usuários, que são clientes em potencial. 

Ao usar o Instagram para divulgação de um negócio, é cada vez mais importante saber utilizar essa rede social com estratégia. Não basta produzir conteúdo de qualidade se não houver preocupação com a relevância, o alcance e o engajamento da marca. 

Para ajudá-lo a criar conteúdos relevantes na sua conta profissional no Instagram, vamos falar sobre métricas de vaidade, alcance e engajamento. As dicas são estratégicas e buscam ir muito além dos likes. 

Vamos lá?

Ah! E se ainda tiver dúvidas do que são as métricas do Instagram, siga estes 3 passos e entenda de vez como elas são uma ferramenta poderosíssima.

O que são métricas de vaidade?

Como o próprio nome sugere, as métricas de vaidade são aquelas que servem apenas para trazer uma satisfação momentânea. Um dos principais exemplos são os likes (as curtidas, em português). 

No mundo do marketing digital, métricas de vaidade são informações coletadas que não contribuem para as tomadas de decisão. Ou seja, elas podem até ser interessantes e devem ser acompanhadas, mas não produzem informações precisas para o crescimento da marca.

Em outras palavras: essas métricas são qualquer número que não representa o quanto a sua marca está próxima dos objetivos dela. Quer ver um exemplo?

Suponhamos que o objetivo da sua empresa é aumentar as vendas de determinado produto que pode ser adquirido no seu site. 

Ao utilizar posts no Instagram e patrocinar publicações, é muito mais relevante observar as taxas de conversão desse conteúdo, e não para likes ou compartilhamentos.

Like, a métrica de vaidade mais sedutora

As curtidas são informações superficiais. Podem até representar uma demonstração de interesse do usuário, mas a informação não passa disso. 

Do ponto de vista de marketing digital, não é possível analisar estrategicamente as razões pelas quais o “coraçãozinho” do usuário foi pressionado.

Você terá resultados de qualidade somente se acompanhar os indicadores corretos, pois a partir deles será possível planejar e executar ações estratégicas.

Se você ficou curioso para conhecer mais as métricas de vaidade, leia aqui.

Veja 6 dicas para aumentar engajamento e alcance no Instagram

Para trabalhar de forma estratégica com o Instagram, é necessária a realização de um planejamento tendo como base o funil de conversão específico da rede social. 

Com o objetivo de criar conteúdos para as personas – em quaisquer momentos dentro desse funil de marketing -, as postagens devem ser focadas em atração, engajamento, relacionamento e conversão. Essas são as etapas do conteúdo.

Duas das métricas mais importantes para avaliar no Instagram são o alcance e o engajamento. Vamos falar sobre elas neste post.

Preparamos 6 dicas para potencializar essas duas métricas na sua conta da rede social:

1) Esteja atento às legendas

Independentemente do tamanho da legenda, produza conteúdo que agregue valor. Se a sua legenda for curta, mas entregar informações relevantes ao usuário, você está no caminho certo. 

Da mesma forma ocorre com legendas compridas. O tamanho varia de acordo com o objetivo do post. Tenha cuidado para garantir escrita correta e passar uma mensagem clara aos usuários.

Saiba quais são os 4 erros mais comuns em estratégias de marketing de conteúdo.

2) Não subestime as hashtags: use-as com estratégia

Criadas para dar visibilidade entre os usuários da rede, as hashtags têm por funções principais a organização e catalogação de conteúdo. Por isso, utilize hashtags com cuidado, em consonância com os temas específicos dos posts. 

Evite exageros e termos muito genéricos. Pesquise o que o seu nicho de mercado utiliza de hashtags. Quando achar necessário, não se esqueça também das hashtags de localização. Ah! E crie sua própria hashtag (da marca ou do produto), pois assim começará a criar a sua própria catalogação. 

3) Utilize fotos, vídeos e gifs

Explore todos os formatos possíveis que o Instagram oferece. Diversifique o conteúdo para atrair e converter usuários com criatividade e personalidade. 

Ao explorar todos os formatos, você descobre uma informação fundamental: o tipo de publicação que causa mais impacto nos seguidores. Esse diagnóstico poderá ajudá-lo no planejamento, auxiliando a criar posts mais direcionados.

4) Explore os Stories

Dinâmico e moderno, o Story é uma das formas mais populares de consumir e compartilhar conteúdo no Instagram. 

Nos Stories, procure diversificar estrategicamente os formatos da ferramenta, com o intuito de garantir a interação do usuário: utilize enquetes, localização, testes, filtros, gifs personalizados, caixa de perguntas, hashtags e menções. Dessa forma, você atrai mais visitantes e fideliza seguidores, convertendo-os em oportunidades.

5) Interação é importante: por isso, responda os seguidores

Um dos requisitos básicos de quem trabalha com marketing digital em uma rede social como o Instagram é responder os seus seguidores. Manter o relacionamento com os usuários é um dos requisitos essenciais de um canal de comunicação, pois dá credibilidade ao seu negócio. 

Acompanhe as interações dos usuários e procure respondê-los assim que puder. Mas atenção: procure definir a voz e o tom das respostas para que estejam em conformidade com a sua marca. Nas interações, a personalidade do negócio se sobressai e contribui para criar mais identificação com os usuários. 

6) Atente para o Instagram Insights

Esta ferramenta pode auxiliá-lo no planejamento estratégico de uma conta comercial, onde você tem acesso ao Instagram Insights. 

Em resumo, é um relatório com os principais dados da conta, como alcance, visitas ao perfil, impressões, número de seguidores, visualizações em vídeos, cliques nos links, entre outras. 

O Instagram Insights é uma forma de conhecer melhor o comportamento dos seguidores em relação ao conteúdo das publicações. A ferramenta contribui para tomadas de decisão em relação ao planejamento estratégico da marca.

Veja quais outras métricas, além de alcance e engajamento, são importantes para ter estratégia no Instagram.

Fique atento às constantes inovações do Instagram

Lembre-se que as redes sociais inovam e alteram suas métricas com frequência. Com o Instagram, não seria diferente. 

Por isso, mantenha-se atualizado com as mudanças da rede social. Nem sempre as dicas de um ano atrás continuam dando certo quando você estiver lendo este post. 

Fique atento ao mercado e replaneje suas estratégias sempre que puder. Analise sua conta com frequência, sem esquecer de utilizar as métricas à disposição. 

Gostou das dicas? Então acompanhe o nosso Instagram! Lá também compartilhamos conteúdos que podem ser úteis para você.

Fala pra gente! Como podemos ajudar a transformar o seu negócio?

Agendar uma conversa
1