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Marketing de varejo: o que é e quais estratégias podem ajudar sua marca


Marketing de varejo: o que é e quais estratégias podem ajudar sua marca

Você percebe que a experiência de compra do usuário tem se tornado uma preocupação central na área do marketing?

Todas as ações estratégicas envolvendo a busca ativa por clientes no ponto de venda se devem ao marketing de varejo.

É uma tendência do setor, que tem se tornado cada vez mais digital, envolvendo ofertas personalizadas pelo aplicativo, por exemplo.

Sente que a sua marca ficou para trás desde que as mudanças impostas pela pandemia se deram?

A BOOM pode ajudá-lo. Vamos aprofundar mais sobre marketing de varejo?

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O que é marketing de varejo

Trata-se de um conjunto de ações focadas em divulgação e vendas para o mercado varejista.

Com o objetivo de aumentar as vendas, o marketing de varejo envolve estratégias que possam fidelizar consumidores ao ampliar a participação de uma empresa no mercado.

Isso se dá por meio da divulgação de ações que possam agregar valor à imagem da marca, bem como dos produtos e/ou serviços oferecidos.

Na prática, o marketing de varejo tem por objetivo despertar o interesse no shopper e converter a sua venda, além de atingir um volume de vendas que possa ampliar a participação da sua marca no mercado.

A criação e manutenção de uma imagem forte entre os consumidores, bem como o aumento da percepção de valor de seus produtos e serviços, também são alguns dos principais focos do marketing de varejo.

A estratégia para os lojistas, porém, deve ser diferente daquela a ser adotada pelos varejistas.

Por exemplo, quando se trata do comércio lojista, a venda dos produtos e o relacionamento com os clientes que realizam compra no ponto de venda – os shoppers – devem ser priorizados.

No entanto, para o varejista, que trabalha com um modelo específico de venda B2C em pequenas quantidades, com diversas categorias e linhas de produto, o marketing a ser aplicado varia.

Nesse caso, é fundamental saber aplicar o marketing, que é capaz de dar visibilidade ao seu estabelecimento, fazendo uso de estratégias de atendimento e preços como diferenciais.

Características do marketing de varejo

Na mesma linha do marketing tradicional, já aplicado às lojas, o marketing de varejo também tem por essência os 4 Ps do mix de marketing: preço, produto, promoção e praça.

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Os produtos variam e determinam as linhas e as categorias que serão vendidas. É sabido que o varejista pode trabalhar com produtos duráveis (móveis, eletroeletrônicos, livros, acessórios), com alimentos ou com não duráveis (roupas e cosméticos).

Para escolher seu mix de produtos, o marketing de varejo considera diversos aspectos, desde o status das marcas até a reputação dos fornecedores.

Quando se trata de marketing de varejo, também devem ser considerados o preço, que cubra, de preferência, todos os custos e as despesas, gerando margem de lucro suficiente. E ainda pensar na localização do ponto de venda, a partir da definição do público-alvo da loja.

A apresentação da loja também faz a diferença, por isso o espaço deve ser pensado com estratégia, aliando questões como música, iluminação, cores e layout.

Comunicação atrativa e atendimento pessoal excelente são também essenciais para garantir uma experiência única ao consumidor.

Marketing de varejo digital

Nova aposta do mercado, o marketing de varejo digital está em alta. Basicamente, é o uso da tecnologia para facilitar a ponte com os clientes, ampliando as vendas por meio da conexão.

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Estratégias como Inteligência Artificial, realidade virtual ou realidade aumentada, Omnishopper, Machine learning, Big Data e Mobile são algumas das que têm feito sucesso na área do marketing de varejo digital.

Algumas dessas soluções já não são novidade no mercado da tecnologia, mas no varejo ainda se configura um desafio.

Omnishopper

O caso, por exemplo, do Omnishopper, está se tornando cada vez mais o perfil padrão do consumidor brasileiro, que é cada vez mais omnichannel – ou seja, compra em canais físicos e digitais.

Esse novo público quer a possibilidade de usar vários dispositivos, canais e plataformas para navegar e realizar compras.

O marketing de varejo deve estar pronto para integrar esses canais, adaptando-se aos novos hábitos de consumo multicanais que têm se fortalecido.

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Big Data e Inteligência Artificial

O uso de dados para gerar informações valiosas e se converter em estratégias para o marketing de varejo tem se revelado essencial para todo negócio.

Aliada à Inteligência Artificial, é possível cruzar informações em segundos e encontrar padrões importantes para analisar o comportamento do consumidor.

Assim, o marketing de varejo terá dados para segmentar públicos para ofertas, por exemplo, ou mesmo prever demandas, gerar relatórios precisos e identificar novas oportunidades no mercado.

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