Blog

Marketing digital: o que é e por que é importante para a sua marca


Marketing digital: o que é e por que é importante para a sua marca

Você sabia que o marketing tradicional e o digital têm semelhanças? Ambos demandam estratégia, planejamento, pesquisa e acompanhamento frequente.

Porém, no marketing digital, é preciso conhecer profundamente estratégias no mundo virtual. Lembre-se que fazer marketing é sobre mover o mercado. Fazer marketing digital vai além: é utilizar meios que não são presenciais, como o antigo porta a porta.

Evidentemente, o marketing digital é feito por computadores, smartphones, anúncios, blogs, apps. Porém, fato é que o marketing digital não se restringe somente à internet.

Isso porque o marketing digital é um combo de estratégias cujo objetivo é gerar resultado online e offline para marcas, pessoas e empresas.

O marketing digital tem sido escolhido como prioritário pelas empresas por ser uma possibilidade acessível e popular. Qualquer empresa, de qualquer porte, pode investir em marketing digital.

Vamos conhecer mais sobre esse universo digital, que se tornou o queridinho do marketing dos últimos anos?

O que é marketing digital

Já falamos, resumidamente, o que é marketing digital. Mas é preciso saber que o conceito está em constante mudança, assim como tudo que se trata do universo digital.

É por isso que o profissional de marketing digital deve se manter atualizado, para estar afinado sobre como a concorrência e os operadores do marketing no mercado estão atuando diante do cliente.

Atualmente, uma das definições mais bem aceitas é a de que o marketing digital é uma forma online e dinâmica de se comunicar com potenciais clientes, de acordo com tendências da tecnologia.

Vale dizer também que, embora essa especialidade esteja conectada a um aparelho eletrônico de qualquer tipo, sendo utilizado para anunciar ou vender um produto e/ou serviço, é importante destacar que cada canal tem a sua característica própria.

Por exemplo, a venda por um e-mail marketing requer estratégias diferentes da venda em um blog, por exemplo.

Naturalmente, é preciso saber vender em todos os tipos de veículo, identificando as diferenças de cada um, além do tipo de usuário.

Por que o marketing digital é importante

Segundo a Total Audience Report, pesquisa da Nielsen Company, gastam 11 horas ou mais em aparelhos eletrônicos todos os dias.

Esse número é anterior à pandemia do novo coronavírus: o estudo é de 2018, mas já apontava para um futuro inevitável de maior conexão da sociedade com as redes.

Com a pandemia, a participação de pessoas gastando mais tempo usando aparelhos eletrônicos só cresceu. As pessoas se comunicam muito mais por telas. Ou seja, o digital está, na verdade, entre nós, embora não consigamos vê-lo.

Na mesma velocidade com que as pessoas estão mais conectadas, o marketing digital também ganha força, ao ampliar e facilitar as vantagens que o marketing tradicional já tinha.

Nesse sentido, as empresas que não aparecem nas redes estão ficando para trás. Afinal, a pandemia pode ser o grande impulso para investir em marketing digital.

O marketing digital é hoje o caminho mais viável para manter o relacionamento com clientes, parceiros comerciais e leads.

Neste contexto atual, as redes sociais encurtaram ainda mais as distâncias do isolamento social, as pessoas passaram a atuar em home office e os aplicativos de delivery garantiram o acesso a diversos serviços antes inexplorados.

Os efeitos dessa mudança foram sentidos pelas empresas, pois foi preciso encontrar novos modelos de negócios e operação, a fim de se ajustar às mudanças do momento.

A transformação digital foi uma delas. O marketing personalizado e a produção criativa de conteúdo também.

Isso porque o marketing digital permite, por exemplo, que as empresas acompanhem as tendências de consumo pós-pandemia, revelando quais tecnologias são realmente eficazes, quais podem de fato reduzir custos e ainda quais poderiam transformar a sua marca.

Vantagens do marketing digital

Empresas de todo porte, das micro e pequenas às médias e grandes, além do próprio consumidor, foram muito beneficiados pelo marketing digital. Isso porque as vantagens são muitas, entre elas:

  • Resultados imediatos
    A velocidade de implementação de um serviço de marketing digital é determinado pelo profissional, que deve implantá-lo de forma rápida.

Essa velocidade poderá trazer resultados rapidamente para o seu negócio.

Para isso, é preciso ter planejamento e organização para implementar esse tipo de serviço.

  • Dados
    São eles que permitem que os operadores e gestores de marketing possam ter acesso às características de seu público alvo, o que permite o cruzamento de informações para descobrir tendências e comportamentos atuais.

O data marketing surge, nesse sentido, para permitir a análise de um número enorme de dados, com o objetivo de tomar decisões estratégicas a partir disso.

Afinal, análise de dados e big data são uma ferramenta fundamental para a elaboração de soluções, como campanhas, por exemplo.

  • Custo
    Sim, é verdade que o marketing digital é mais barato, e isso é o que mais chama atenção de quem deseja começar a investir em marketing digital.

Na comparação com o marketing tradicional, é muito mais barato, além de oferecer ROI (retorno sobre investimento) muito maior e também resultados precisos.

Quem paga por marketing digital está comprando mão de obra habilitada e especializada, capaz de compreender de assuntos como redação, SEO, pesquisa e design gráfico.

Ou seja, um profissional de marketing digital é mais completo, pois vai entregar um serviço eficiente que será capaz de alcançar os objetivos propostos.

Marketing digital é sobre resultados: e resultados nessa área são muito fáceis de ser analisados. Assim, é muito mais econômico, já que a sua empresa só tende a agregar valor com um marketing digital eficiente

A Boom Marketing Digital oferece soluções que otimizarão os resultados da sua empresa. Entre em contato com a gente e fale ainda hoje com um de nossos consultores.

Caso esteja precisando de uma equipe de marketing, leia sobre por que vale a pena terceirizar esse serviço.

Gostou das dicas? Então acompanhe o nosso Instagram.

Lá também compartilhamos conteúdos que podem ser úteis para você.

Fala pra gente! Como podemos ajudar a transformar o seu negócio?

Agendar uma conversa
1