
Você sabe qual é o seu público-alvo? O primeiro passo é definir o segmento-alvo do mercado que a sua marca deseja atingir.
Isso porque as estratégias e as campanhas deixaram de ser pensadas de forma macro, passando a ser elaboradas de maneira segmentada. Ou seja, com o intuito de atingir um grupo de consumidores com perfis comportamental e demográfico semelhantes.
É importante definir o público-alvo em vez de adotar comunicação de massa, pois se você mirar em todos os públicos, não se comunicará com quem de fato interessa.
Essa percepção se deu com o Marketing 2.0, quando as empresas identificaram que os consumidores não eram uma massa homogênea, e sim, grupos com características em comum. Essa perspectiva segmentada passou a ser adotada pelas marcas.
6 passos para criar um plano de marketing para a sua empresa
E assim o conceito de público-alvo se consolidou. Trata-se de consumidores para os quais uma marca direciona estratégias e campanhas, atendendo a necessidades e desejos.
E por que conhecer o público-alvo é fundamental para a sua marca? Vamos entender melhor a seguir?
Conhecido também como target (em inglês), mercado-alvo e até segmento-alvo, é um conjunto de consumidores com características semelhantes que é identificado pelo mercado, para o qual uma marca direciona estratégias e campanhas.
Público-alvo pode ser definido, em outras palavras, como segmentação de mercado. Esse mercado é a junção de segmentos com perfis em comum, tendo características comportamentais e demográficas – como gênero, idade, personalidade, escolaridade e estilo de vida – parecidas.
Essas características são decisivas para a empresa por influenciarem decisões de consumo. Como isso acontece? Após a identificação dos segmentos, a marca define em quais deseja mirar, a fim de atingir consumidores com mais afinidade com a marca e potencial de virarem clientes.
A definição do público-alvo tornou-se comum nas estratégias de publicidade e marketing.
Conheça os 8Ps do Marketing Digital: o novo Mix do Marketing
A segmentação de mercado transformou a área de marketing, que passou a se voltar para a pesquisa sobre o comportamento dos consumidores com o objetivo de criar estratégias e soluções específicas para eles.
A definição de um público-alvo é importante porque ajuda a:
Branding: o que é e como fazer uma gestão de marca
Não se baseie em achismos. O que você acha que vai dar certo nem sempre se concretiza. Para criar produtos e estratégias com ressonância no mercado, procure levantar dados que mostrem o retrato da realidade, buscando entender o seu público para determinar suas decisões.
Por isso, observe bem o mercado, analisando pesquisas sobre comportamento do consumidor a fim de entender suas necessidades.
Busque ainda compreender a situação dos seus concorrentes, além dos segmentos que eles já atendem. Ou seja, antes de desenvolver soluções, estude o mercado para entender o seu segmento-alvo e, consequentemente, poder embasar suas tomadas de decisão.
Para definir o seu público-alvo, é importante detalhar as características dele o máximo possível. Evite descrições genéricas.
Quanto mais informações você levantar sobre o seu segmento alvo, melhor para definir as estratégias de marca. Nesse sentido, procure investigar questões demográficas, comportamentais, geográficas, entre outras, para criar uma descrição ampla.
É importante ainda conhecer o seu produto e o seu negócio para entender quais soluções são entregues ao consumidor.
Procure definir:
Lembre-se que uma mesma marca pode trabalhar com mais de um segmento, mas deve criar estratégias específicas para cada um deles.
Sabia que a Boom Marketing Digital oferece soluções que otimizarão os resultados da sua empresa?
Entre em contato com a gente e fale ainda hoje com um de nossos consultores.
Caso esteja precisando de uma equipe de marketing, leia sobre por que vale a pena terceirizar esse serviço.
Gostou das dicas? Então acompanhe o nosso Instagram.
Lá também compartilhamos conteúdos que podem ser úteis para você.