Blog

Público-alvo: o que é e por que você deve saber quem é


Público-alvo: o que é e por que você deve saber quem é

Você sabe qual é o seu público-alvo? O primeiro passo é definir o segmento-alvo do mercado que a sua marca deseja atingir.

Isso porque as estratégias e as campanhas deixaram de ser pensadas de forma macro, passando a ser elaboradas de maneira segmentada. Ou seja, com o intuito de atingir um grupo de consumidores com perfis comportamental e demográfico semelhantes.

É importante definir o público-alvo em vez de adotar comunicação de massa, pois se você mirar em todos os públicos, não se comunicará com quem de fato interessa.

Essa percepção se deu com o Marketing 2.0, quando as empresas identificaram que os consumidores não eram uma massa homogênea, e sim, grupos com características em comum. Essa perspectiva segmentada passou a ser adotada pelas marcas.

6 passos para criar um plano de marketing para a sua empresa

E assim o conceito de público-alvo se consolidou. Trata-se de consumidores para os quais uma marca direciona estratégias e campanhas, atendendo a necessidades e desejos.

E por que conhecer o público-alvo é fundamental para a sua marca? Vamos entender melhor a seguir?

O que é público-alvo

Conhecido também como target (em inglês), mercado-alvo e até segmento-alvo, é um conjunto de consumidores com características semelhantes que é identificado pelo mercado, para o qual uma marca direciona estratégias e campanhas.

Público-alvo pode ser definido, em outras palavras, como segmentação de mercado. Esse mercado é a junção de segmentos com perfis em comum, tendo características comportamentais e demográficas – como gênero, idade, personalidade, escolaridade e estilo de vida – parecidas.

Essas características são decisivas para a empresa por influenciarem decisões de consumo. Como isso acontece? Após a identificação dos segmentos, a marca define em quais deseja mirar, a fim de atingir consumidores com mais afinidade com a marca e potencial de virarem clientes.

Por que definir o público-alvo é importante

A definição do público-alvo tornou-se comum nas estratégias de publicidade e marketing.

Conheça os 8Ps do Marketing Digital: o novo Mix do Marketing

A segmentação de mercado transformou a área de marketing, que passou a se voltar para a pesquisa sobre o comportamento dos consumidores com o objetivo de criar estratégias e soluções específicas para eles.

A definição de um público-alvo é importante porque ajuda a:

  • Definir um posicionamento relevante e único: para definir o seu posicionamento no mercado, a definição do seu público-alvo é essencial. Para conquistar espaço na mente dos consumidores, é preciso conhecer bem o seu público e se aproximar dele. A construção da sua marca depende também das características do público consumidor, bem como o desenvolvimento da proposta de valor – que deve estar também alinhado com os valores dos próprios consumidores.

Branding: o que é e como fazer uma gestão de marca

  • Comunicar-se melhor com as pessoas: ao direcionar os esforços em um grupo de consumidores, é possível aproximar a marca do segmento-alvo, usar uma linguagem que converse com esse segmento e adotar uma abordagem capaz de atender suas necessidades e seus desejos.
  • Destacar-se entre os concorrentes: como os consumidores são diferentes, é preciso saber focar naquele segmento que entende a sua proposta de valor e se alinha aos valores da sua marca. O objetivo é ser a marca mais lembrada quando o consumidor pensa no seu segmento de mercado. Por isso, para se diferenciar da concorrência, é fundamental ter bem clara a definição do público-alvo.
  • Elaborar campanhas mais eficientes: não se esforce para tentar alcançar quem não tem chances de comprar. Para alcançar seus resultados, saiba quem é o seu público-alvo, assim poderá escolher as ferramentas mais eficientes para ter sucesso nas campanhas.

Como definir o público-alvo

Não se baseie em achismos. O que você acha que vai dar certo nem sempre se concretiza. Para criar produtos e estratégias com ressonância no mercado, procure levantar dados que mostrem o retrato da realidade, buscando entender o seu público para determinar suas decisões.

Por isso, observe bem o mercado, analisando pesquisas sobre comportamento do consumidor a fim de entender suas necessidades.

Busque ainda compreender a situação dos seus concorrentes, além dos segmentos que eles já atendem. Ou seja, antes de desenvolver soluções, estude o mercado para entender o seu segmento-alvo e, consequentemente, poder embasar suas tomadas de decisão.

Para definir o seu público-alvo, é importante detalhar as características dele o máximo possível. Evite descrições genéricas.

Quanto mais informações você levantar sobre o seu segmento alvo, melhor para definir as estratégias de marca. Nesse sentido, procure investigar questões demográficas, comportamentais, geográficas, entre outras, para criar uma descrição ampla.

É importante ainda conhecer o seu produto e o seu negócio para entender quais soluções são entregues ao consumidor.

Procure definir:

  • Motivos para comprar o seu produto;
  • Problemas que o produto e/ou serviço resolve;
  • Proposta de valor da marca e dos produtos;
  • Benefícios que entrega ao consumidor

Lembre-se que uma mesma marca pode trabalhar com mais de um segmento, mas deve criar estratégias específicas para cada um deles.

Sabia que a Boom Marketing Digital oferece soluções que otimizarão os resultados da sua empresa?

Entre em contato com a gente e fale ainda hoje com um de nossos consultores.

Caso esteja precisando de uma equipe de marketing, leia sobre por que vale a pena terceirizar esse serviço.

Gostou das dicas? Então acompanhe o nosso Instagram.

Lá também compartilhamos conteúdos que podem ser úteis para você.

Fala pra gente! Como podemos ajudar a transformar o seu negócio?

Agendar uma conversa
1