Blog

RH e Marketing: saiba como integrar os dois setores


RH e Marketing: saiba como integrar os dois setores

Sabia que as áreas de Marketing e Recursos Humanos estão muito mais conectadas do que a maioria supõe?

Para começar, é importante dizer que cada empresa tem a sua estrutura organizacional, porém todas são compostas por diversos setores que contribuem para objetivos em comum: a saúde da organização.

Unir os setorede de RH e Marketing pode agregar nos resultados dos seus negócios. Não pense em custos. Volte-se para o que é necessário para a sua empresa.

Já conhece o Marketing estratégico? Veja por que é importante para os seus negócios.

Por exemplo, no que diz respeito à estrutura organizacional da empresa, a definição de papéis claros de cada setor é fundamental para facilitar o crescimento do negócio como um todo, além da colaboração e do trabalho entre as equipes envolvidas no processo.

Mas também é preciso perceber que, quando setores afins trabalham juntos, como RH e Marketing, é possível impulsionar resultados potentes para a sua empresa.

Vamos conhecer essas potencialidades da união entre Marketing e RH?

Engajamento de pessoas

Tanto a área de Marketing, quanto a de Recursos Humanos, têm como foco o engajamento de pessoas, ainda que de formas distintas.

Para o Marketing, a ideia é engajar o público externo, mirando a construção da credibilidade e da reputação junto a clientes e parceiros, com o objetivo de tornar a empresa uma referência no mercado.

Na ponta final, isso abre caminhos para que o seu negócio prospere, apresentando resultados vantajosos.

O RH, por outro lado, engaja o público interno. O objetivo é melhorar motivação, bem-estar, produtividade, entre outras questões do ambiente interno de trabalho.

Assim, o setor de Recursos Humanos busca estimular os colaboradores a reconhecer a importância da empresa, engajando-os na procura por resultados melhores.

Além de terem por objetivo engajar as pessoas, como vimos acima, os alvos do Marketing e do RH são diferente. Estamos falando dos diferentes públicos.

Marketing e RH segmentam, cada qual a seu modo, seus públicos de formas distintas. Isso porque cada um lida com perfis diferentes.

Por exemplo, enquanto no Marketing o contato é com perfis de negócios, parceiros e clientes, no RH essa relação se dá, principalmente, entre colaboradores e lideranças.

Marketing: know-how com métricas

A tomada de decisão hoje dentro de uma empresa deve ser tomada sempre a partir da análise de dados. É possível verificar, sim, milhares de dados de uma vez só.

No entanto, saber os indicadores-chave (chamados de KPIs) para elaborar as estratégias da sua organização é o que diferencia uma uma boa equipe de Marketing.

Do seu lado, o RH também pode adotar práticas semelhantes. Por exemplo, está cada vez mais possível coletar e manipular dados a respeito da opinião e do comportamento das pessoas.

Assim, com a análise de dados provenientes de várias fontes, é possível que seu negócio tome decisões mais certeiras, alicerçadas pela estratégia.

Se a ciência de dados está alterando radicalmente a maneira como lidamos com o mundo ao nosso redor, é importante utilizar essa tecnologia a favor da sua empresa.

Mas afinal… O que é marketing? Conheça os objetivos e tipos, além das ferramentas.

RH: gestão de pessoas

No setor de Recursos Humanos, o foco está em entender quem são e o que pensam as pessoas da sua organização, a fim de conseguir se comunicar com elas.

Nesse sentido, valorização, desenvolvimento e reconhecimento dos colaboradores da empresa são caminhos pelos quais o RH sempre percorre na sua atuação, com o objetivo de proporcionar um ambiente saudável para que as equipes possam se desenvolver profissionalmente.

É aí que entra o Marketing. Sabe como?

RH e Marketing lado a lado

Para elaborar suas ações, o Marketing pode se apropriar dessa perspectiva do RH para lidar com os diferentes perfis.

Se o foco do marketing está justamente nas pessoas, a maneira como é preciso se relacionar com elas pode se assemelhar às ações trabalhadas no setor de RH.

Um bom profissional de Marketing sabe trabalhar seus clientes, parceiros e ainda potenciais clientes: tudo para gerar empatia, engajamento e sentimento de pertencimento.

Consegue atrair, mas não reter clientes?

Tenha abertura e transparência na comunicação, tal qual você faz para atrair e reter os talentos da sua empresa.

Para unir forças, Marketing e RH devem investir em:

  • Branding: construção e manutenção da identidade
    O branding passa, principalmente, pela forma de comunicar objetivos e ideias de uma empresa.

Se o objetivo é engajar pessoas para obter resultados, RH e Marketing podem unir esforços: enquanto o RH traz informações relevantes, advindas de diálogo com os colaboradores, o Marketing incorpora as informações do público externo.

  • Planejamento integrado com objetivos bem definidos
    Integre os setores da sua empresa por meio de um planejamento estratégico. Procure ter a definição dos objetivos em comum de todas as áreas internas. Compartilhe um propósito da organização e facilite o trabalho do RH e do Marketing.

Para que a colaboração entre Marketing e RH seja possível, é preciso dar autonomia para que seus líderes e colaboradores possam trazer novas ideias capazes de quebrar, ao máximo, barreiras burocráticas.

Inove. Busque a integração. A tendência é que os mercados se aproximem ainda mais.

Neste contexto, será que vale a pena terceirizar o seu marketing? Já pensou nessa possibilidade?

Se gostou, acompanhe o nosso Instagram! Lá também compartilhamos conteúdos que podem ser úteis para você.

Fala pra gente! Como podemos ajudar a transformar o seu negócio?

Agendar uma conversa
1