Blog

Transformação digital: o que é e quais as vantagens para a sua empresa


Transformação digital: o que é e quais as vantagens para a sua empresa

Ainda duvida que os consumidores atuais estão cada vez mais na internet?

Os brasileiros aumentaram as suas compras online, passando a utilizar meios digitais de pagamentos. Tudo indica que os consumidores, de modo geral, devem continuar com esses novos hábitos mesmo após o fim da pandemia.

É o que diz um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), chamado “Novos hábitos digitais em tempos de Covid-19”, que foi divulgado em meados de maio.

De acordo com os dados, 61% dos clientes que compraram online, durante o isolamento social, aumentaram o volume de compras por causa da quarentena.

Além disso, segundo um relatório do McKinsey Global Institute, o volume de dados cresce 40% todo ano.

Três fatores podem explicar essa média: a automação dos dados, o acesso da mais pessoas à internet e o aumento das tecnologias.

Os impactos do avanço tecnológico, impulsionado pelo atual contexto, mudaram o comportamento do consumidor e as formas de compra.

O processo de transformação digital pode melhorar o desempenho da sua empresa, além de gerar resultados mais efetivos e aumentar o alcance de compra e venda.

Por isso, ter conhecimento sobre a definição de transformação digital e aplicar no dia a dia da sua organização pode deixar você à frente dos concorrentes.

Vamos conhecer mais sobre o que é transformação digital?

  • Conceito de transformação digital;
  • Três vantagens de aplicar na sua empresa;
  • Três dicas para começar a sua transformação digital.

Conceito de transformação digital

Transformação digital é um fenômeno que incorpora o uso da tecnologia digital às soluções de problemas tradicionais. Normalmente, requer uma mudança estrutural nas organizações.

Não é um conceito sobre o futuro, nem algo ultrapassado. Na verdade, é bastante atual. Em linhas gerais, a definição de transformação digital é: o uso da tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados melhores.

É uma mudança estrutural nas organizações, pois dá um papel essencial para a tecnologia e a inovação. Vai muito além de ter um blog corporativo, criar fanpage ou contas nas redes sociais. É uma mudança estratégica, na qual a tecnologia passa a ocupar função central.

Ter um blog corporativo é bom, mas se, por alguma razão, você ainda não está no ambiente digital, priorize o site. Saiba por que sua empresa precisa de um site.

Com essa transformação implementada, empresas fazem uso de tecnologias digitais para solucionar dificuldades, como queda de performance ou produtividade.

Na verdade, a transformação digital vai muito além de tecnologia ou marketing. É um desafio muito mais de gestão, pois consome tempo e recursos. Afinal, a transformação digital requer uma implantação nas organizações.

Por que aplicar a transformação digital na sua empresa

Qualquer empresa, independentemente do segmento, pode se beneficiar por desenvolver uma cultura que privilegia o aspecto digital.

A demanda por transformação digital e inovação é real e urgente no mercado de forma geral, especialmente por parte dos consumidores.

Quem decidir esperar para ver o que acontece pode não gostar do cenário que encontrar. Não importa o segmento. Arrisca-se quem adia essa mudança.

A transformação digital não se limita à área de tecnologia da informação (TI). Limita-se quem pensa que basta ter uma equipe de TI em uma empresa para que a digitalização esteja completa.

É sobre implementar a tecnologia, com gestão e estratégia, na cultura organizacional da sua marca. Por isso, envolve diversos setores.

Sim, é necessário que toda a empresa esteja envolvida no processo de transformação digital. A responsabilidade da gestão desse processo, porém, deve vir dos líderes administrativos.

Para se alcançar a transformação digital, é preciso que essa mudança parta do topo para que a cultura empresarial inteira seja modificada, por meio de decisões estratégicas e processos gerenciais.

O processo de transformação digital demanda estratégia, gestão e liderança. Se pararmos para avaliar, a própria palavra “transformação” pressupõe que as empresas estejam dispostas a iniciar um programa do tipo.

Por falta de iniciativa ou questões técnicas, muitos empresários encontram justificativas que os impedem de implementar essa transformação digital, mas é preciso pensar mais à frente.

Quando você olha ao seu redor, você consegue observar o quanto os recursos digitais estão presentes no seu dia a dia pessoal, profissional e social?

Percebe o quanto a transformação digital já está mais presente na nossa vida do que imaginamos?

Caso a sua resposta tenha sido sim a essas questões, o que você está esperando para iniciar essa mudança na sua empresa?

Se você ainda não se convenceu, mas continuou a leitura até aqui, é porque quer ter mais informações sobre esse processo.

Então, vamos conhecer pelo menos três vantagens de aplicar a transformação digital na sua empresa:

  • Proximidade com o cliente
    • Toda empresa precisa saber o que seu consumidor pensa e deseja;
    • Para quaisquer tomadas de decisão, é necessário acompanhar as demandas do público-alvo, analisando métricas e feedbacks;
    • Com recursos tecnológicos, é possível se aproximar ainda mais desses consumidores, já que a tecnologia dá acesso a informações sobre comportamento, bem como preferências e perfil de compra;
    • Assim, fica mais fácil, eficaz e certeiro desenvolver estratégias e até mesmo personalizá-las;
    • O uso de tecnologias durante a jornada do cliente permite a tomada de decisão mais ágil e eficiente;
    • É preciso estar de olho nas constantes mudanças dos seus clientes para entender a importância da transformação digital;
    • É o processo de transformação digital que vai atender às diferentes expectativas e preferências dos seus consumidores.
  • Otimização de recursos
    • Precisa reduzir custos? Nada como um processo tecnológico para otimizar a sua equipe e a operação da sua empresa;
    • Tecnologia e inovação são caminhos de investimento a curto, médio e longo prazo na sua empresa para garantir a redução de gastos;
    • Isso porque a automatização é uma estratégia que facilita a operação, agiliza processos e aumenta a performance;
    • O uso de tecnologias pode auxiliar a operação das atividades de modo geral, elevando os níveis de segurança na troca de informações e dados;
    • Com a segmentação e automatização das atividades, os colaboradores ganham agilidade para produção;
    • A empresa como um todo consegue atuar de maneira interligada – e sobretudo otimizada – quando utiliza mais recursos de segurança e tecnologia.
  • Infraestrutura tecnológica
    • O processo de transformação digital possibilita a criação de toda uma infraestrutura tecnológica por meio da interligação de sistemas e informações;
    • Essa infraestrutura pode estar armazenada em uma hospedagem ou ser possível com soluções que oferecem recursos do tipo;
    • Exemplo disso são os serviços na nuvem, que substituem gastos com servidores físicos;
    • Nesse sentido, é fácil perceber que soluções tecnológicas permitem criar um ambiente mais simples e eficaz e, ao mesmo tempo, menos custoso.

Quer ter o seu sistema todo na nuvem? Conheça a solução Tactium Cloud.

Três dicas para começar a sua transformação digital

Agora que já sabe a definição de transformação digital e inovação, além de detalhes do processo, a BOOM separou três dicas para você seguir nessa jornada.

A propósito, quando o assunto é transformação digital e inovação, nada melhor do que realizar seus objetivos aprendendo de forma prática.

Vamos conhecer o passo a passo para aderir de vez às transformações digitais na sua empresa?

  • Assuma a liderança da transformação digital
    • Se precisa realizar uma série de transformações digitais, lembre que a mudança deve partir do topo, espalhando-se por todas as decisões estratégicas e pelos processos da empresa;
    • Se você já é líder em alguma empresa, não deixe essa transformação ficar a cargo dos outros: tome a iniciativa, estabeleça um plano e lidere a execução. Às vezes, o resultado só vem quando é assim;
    • Lembre-se que o conceito de transformação digital diz respeito à estratégia, e não somente à tecnologia.
  • Transformação digital é uma jornada diária
    • Como o comportamento do consumidor passa constantemente por mudanças, ainda mais rápidas no ambiente digital, entenda que o processo de transformação digital é um projeto diário sem prazo para acabar;
    • Se atingiu a eficiência após a conclusão de algum projeto, saiba que ajustes sempre deverão ser feitos;
    • Por isso, desenvolva novas habilidades na equipe, importantes para alimentar as transformações digitais na sua organização;
    • Além disso, leia novidades do mundo do marketing digital, atualizando-se diariamente em busca de tendências tecnológicas;
    • Ao se atualizar sobre o mercado, verá que investir em transformações digitais trará mais benefícios para a sua empresa, para os seus clientes e para os seus colaboradores não somente agora, mas também futuramente.
  • Visualize a sua marca no futuro digital
    • Faça uma lista com todas as possibilidades que se abrirão para o seu negócio assim que estiver preparado para tirar proveito do ambiente digital;
    • Com as vantagens dos recursos digitais em mente, você vai montar um plano de ação, com cada etapa da transformação digital até chegar no ponto ideal para a sua empresa;
    • Esse plano de ação deve ser conduzido, a princípio, por um líder, mas logo precisa ser incorporado também com a ajuda de outras figuras de liderança da sua marca.

Se você ainda tem dúvidas sobre transformação digital e inovação, e sente que precisa de uma ajudinha para colocar em prática o processo de transformação digital no seu negócio, conheça nossas soluções focadas em marketing que podem ajudá-lo.

A Boom Marketing Digital oferece soluções que otimizarão os resultados da sua empresa. Entre em contato com a gente e fale ainda hoje com um de nossos consultores.

Caso esteja precisando de uma equipe de marketing, leia sobre por que vale a pena terceirizar esse serviço.

Gostou das dicas? Então acompanhe o nosso Instagram.

Lá também compartilhamos conteúdos que podem ser úteis para você.

Fala pra gente! Como podemos ajudar a transformar o seu negócio?

Agendar uma conversa
1